Começa o segundo dia do FIMA com debate – acompanhe presencialmente ou pela internet

Segue o FIMA nesta quinta-feira, dia 27 de março com três painéis. O primeiro às 9h sob a mediação de Luiza Chomenko abordará aqueles projetos que interferem na conservação do Bioma Pampa, para o bem ou para o mal.  Participam o Professor da UFSM Adriano Severo Figueiró, sobre ‘Projetos de (Des)Envolvimento para o Pampa Brasileiro: Ameaças e Resistências”. Segue o chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Sul de Bagé, pesquisador Marcos Borba, sobre “Agroecologia, Redes e Território: a pecuária familiar e a conservação do Pampa”. Depois, as irmãs Colares, Márcia e Vera contam o enfrentamento contra projetos de mineração e como a pecuária familiar pode contribuir para a conservação dos campos sulinos.

O diretor de cinema falará também sobre o documentário super-premiado que está nos cinemas “Sobreviventes do Pampa”. Rogério Atama Rodrigues apresentará o trailer da obra e fará comentários sobre a produção.

O evento é gratuito e aberto aos interessados. Realiza-se no Memorial do Legislativo.

Veja abaixo a programação da tarde.

INTERNET AO VIVO

Toda a programação está sendo transmitida pelo YouTube, canal da ARI Imprensa neste link. Houve um problema na transmissão do primeiro dia quando foram criados na área das transmissões ao vivo do Youtube dois links para a programação da tarde e algumas pessoas esperarama transmissão no canal que não funcionou. A estas pessoas, a organização do evento pede escusas — de qualquer forma, a programação da tarde foi perfeitamente transmitida em outro link que está à disposição na mesma área de transmissões ao vivo. 

O Instagram da ARI está sendo alimentado com pequenos vídeos e falas dos painelistas em tempo real. Acompanhe. Também o Facebook traz material sobre todas as atividades e está sendo atualizado neste link. 

 

Manhã

9h – Painel III  “Projetos e práticas que interferem na conservação do Pampa”

  • Luiza Chomenko – Mediação – Bióloga
  • Adriano Severo Figueiró – Professor da UFSM – “Projetos de (Des)Envolvimento para o Pampa Brasileiro: Ameaças e Resistências”. 
  • Marcos Borba – Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Sul — Bagé, RS — Agroecologia, Redes e Território: a pecuária familiar e a conservação do Pampa”
  • Marcia Colares – coordenadora do grupo UPP Camaquã – União Pela Preservação do Rio Camaquã. “Histórico da luta contra a mineração e panorama das ações na área ambiental no território”.
  • Vera Colares – presidente da Associação para Grandeza e União de Palmas -AGrUPa – “Pecuária familiar para preservação do Pampa.
  • Participação Especial do Cineasta Rogério Atama Rodrigues, da Atama Filmes, diretor do filme “Sobreviventes do Pampa“, comentando o lançamento da obra.

Tarde

13h30min – Painel IV – “O Pampa nos meios de comunicação

  • João Batista Santafé Aguiar – Mediador – Jornalista – Diretor de Meio Ambiente da ARI e editor do AgirAzul.com
  • Sérgio Roberto Pereira da Silva – Jornalilsta – Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental UFRGS/CNPQ “Apontamentos sobre a cobertura midiática acerca do Bioma Pampa”. 
  • Gustavo Veiga – Jornalista (Argentina) – Página 12 – Buenos Aires –  “A cobertura ambiental na imprensa argentina “ 
  • Nilson Correa – Empresário e Jornalista – Editor do jornal Folha do Sul
  • Victor L. Bacchetta – Jornalista (Uruguai) – El Zumbido – Montevideo – “Extrativismo no Pampa e os meios de comunicação”.

Intervalo

15h30min– Painel V –  “Potencial Turístico e Comercial do Pampa

  • Magali Schmitt –  Mediadora – Jornalista – Diretora da ARI e assessora do Comitesinos
  • Ana Maria Moreira Marchesan – procuradora de Justiça / MPRS – “Patrimônio Cultural no Pampa
  • Renato Fernandes–  presidente  do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) – “O futuro da olivicultura no Brasil” 
  • Patricia de Freitas Ferreira – Comitê Gestor do Geoparque de Caçapava do Sul“Geoparque Caçapava: conhecer para valorizar e cuidar.”
  • Gabriela Hermann Potter – Produtora rural e empresária –  “Vinícola Guatambu: valorizando o Bioma Pampa por meio do Vinho, do Turismo e da Sustentabilidade