Apresentação

Associação Riograndense de Imprensa – ARI vai realizar a 14ª edição do Fórum Internacional do Meio Ambiente – FIMA, em 20 e 21 de março de 2026, tratando de um grande problema estrutural das cidades brasileiras: o saneamento básico e resíduos.

A ARI completou 90 anos de fundação em dezembro de 2025, consolidando-se como uma das mais antigas instituições privadas do Rio Grande do Sul em atividade ininterrupta. A promoção anual do Fórum Internacional do Meio Ambiente (FIMA) integra as contribuições da entidade para o fortalecimento de uma sociedade comprometida com a qualidade de vida, o respeito às futuras gerações e a preservação do meio ambiente.

O FIMA vai debater o saneamento do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, questionando os limites para o crescimento populacional e econômico desta região. O painel vai abordar também o lançamento de esgotos tratados no rio Tramandaí. Saneamento básico, problemas ambientais e saúde são temas profundamente interligados.O esgoto lançado sem tratamento em rios, arroios, lagoas e no mar é um dos elos mais diretos dessa conexão. Ele carrega matéria orgânica, nutrientes (como nitrogênio e fósforo), microrganismos patogênicos e, cada vez mais, substâncias de difícil remoção- fármacos, hormônios, microplásticos. No ambiente aquático, isso aumenta a turbidez, reduz o oxigênio dissolvido e pode provocar a mortandade de peixes. Em muitos casos, alimenta a eutrofização que é a proliferação excessiva de algas. Esse processo transforma a água em um “caldo” verde”, piora o cheiro, compromete o lazer, encarece o tratamento e afeta diretamente a fauna e a flora.

Quando faltam coleta e tratamento de esgoto, água potável segura, manejo adequado de resíduos e drenagem urbana, o impacto aparece primeiro no ambiente, e logo volta para a sociedade em forma de doenças, enchentes, mau cheiro, perda de biodiversidade e água cada vez mais cara de tratar.

Também há a questão do crescimento permanente de nossos centros urbanos de forma insustentável ecologicamente, fenômeno que atinge de forma impactante o litoral norte do Rio Grande do Sul.

Como nas edições anteriores, o Fórum Internacional do Meio Ambiente reserva espaço para painelistas estrangeiros. A bioquímica Carla Kruk Gencarelli, doutora em Ciências da Vida e professora na Faculdade de Ciências na Universidade da República do Uruguay – UDELAR, vai explicar o que o Uruguai está desenvolvendo nas áreas de saneamento e de proteção das áreas litorâneas.

O FIMA 2026 divulgará programas de apoio à logística reversa que atingem diretamente a indústria e a cadeia de bens de consumo que podem, em parte ou totalmente, serem reaproveitados. A programação de 2026 vai celebrar os  100 anos de nascimento do Eng. Agrônomo José Antonio Lutzenberger (17/12/1926 – 14/05/2002). Lutz, enquanto ambientalista, realizou profunda crítica às formas de desenvolvimento político, social e econômico ainda vigentes em nossa sociedade. Ele contribuiu para a realização de projetos em prol da maior qualidade de vida da população e de políticas de proteção à diversidade da fauna e da flora.

E, como entidade da área de comunicação, a ARI também promove o encontro de jornalistas que analisam como o saneamento pode ser pauta nos meios de comunicação e nas plataformas de candidatos a cargo públicos.

O FIMA 2026 tem o apoio do Ministério Público do RS, da Câmara Municipal de Porto Alegre,  da ABES-RS – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção RS e da Fundação Gaia — Legado Lutzenberger.

Informações básicas

Inscrições –  devem ser feitas nesta página — a mesma página serve para ser solicitado o Certificado de Participação que será fornecido  ao interessado que realizarem a inscrição pelo site e com comprovarem presença nos dois dias do evento.
Internet — O evento será transmitido pela Internet. No entanto, a organização recomenda que a presença seja presencial, para permitir a participação ativa dos interessados.
Estacionamento — Na Câmara de Vereadores, é gratuito.
Programação — A programação aqui divulgada poderá sofrer alterações. A página com a programação estará sempre atualizada .