13/3/2024 — “O papel da Imrensa na cobertura sobre Água e Energias Renováveis’ será o painel de abertura às 8h30min deste segundo-dia do FIMA – Fórum Internacional do Meio Ambiente, ora em realização no auditório da FAMECOS, prédio 7 da PUC RS. Participarão as jornalistas Geórgia Santos, Eliege Fante, Debora Gallas e Silvia Marcuzzo. A mediação será realizada pelo professora e jornalista Ilza Girardi que coordena o Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS.
Em seguida, às 10h30min, haverá um painel com participantes de origem variada – professor Jorge Picanço de Figueiredo, da UFRJ, falará sobre os diferentes tipos de energias renováveis e até que ponto são realmente viáveis; Daniela Cardeal, que é presidente do Sindicato da Indústria de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul (Sindienergia-RS), vai apresentar diversas informações sobre a diversificação dos modos de producão de energia no Rio Grande do Sul.
Após o almoço, em atividade marcada para às 13h30min, a CMPC vai apresentar Ana Paula Pulito – Gerente de Sustentabilidade da CMPC/Brasil – sobre “Estratégias da CMPC para ser líder global em sustentabilidade no setor de celulose e papel”
Já às 14h15min, Rodrigos Lopes, jornalista que cobre o Mundo para a RBS, vai apresentar, em vídeo, a cobertura que fez da COP 28. Na mesma mesa, dirigida pelo ambientalista Heverton Lacerda, a jornalista Carla Gaudensi, líder dos periodistas na Argentina, falará sobre o Governo Milei e o Meio Ambiente.
Depois de um breve intervalo, teremos o painel sobre “A visão das ONGs sobre Energias Renováveis”.
Participam do painel o professor Paulo Brack, coordenador do InGá, Francisco Milanez, Lucia Ortiz, dos Amigos da Terra Internacional, e Ligia Miranda, da ONG Toda Vida. A mediação ficará a cargo do jornalista João Batista Santafé Aguiar, diretor de meio ambiente da ARI e editor do site agirazul.com.
Após, às 18h30min, haverá a Leitura da Carta do FIMA.