FIMA – Fórum Internacional de Meio Ambiente 2024
1º Mostra Universitária de Jornalismo Ambiental
Tema geral: Água e Energias Renováveis
Data: 12 e 13 de março 2024
Local: Auditório da Famecos- PUC RS (como chegar)
Organização: ARI – Associação Riograndense de Imprensa, Ministério Público do RS, Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental (CNPQ/UFRGS), FAMECOS Escola de Comunicação Arte e Design da PUCRS
Apoios: Curso de Jornalismo da FAMECOS-PUC/RS, AGAPAN – Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, FIERGS – Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, UEE, Rádio Ipanema Comunitária FM 87,9, CMPC – Celulose, ABES-RS – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental/RS e BRDE..
12/03/2024 – Terça-feira
18h
Abertura Musical
- Apresentação das Músicas “Vamos Salvar o Rio dos Sinos” e também “Ecologia” pelo próprio compositor Músico Luiz Kur (apresentação incluída no início do vídeo da Abertura, abaixo)
18h30min
Abertura oficial
- Jornalista José Nunes- Presidente da ARI – Associação Riograndense de Imprensa
- Procuradora de Justiça Ana Maria Moreira Marchesan – Ministério Público RS – Coordenadora do CAOMA / Centro de Apoio Operacional da Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público do RS.
- Professora Doutora Rosangela Florczack, Decana da FAMECOS Escola de Comunicação, Artes e Design da PUC/RS
- Professora Doutora Ilza Girardi, Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental / Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS
- Jornalista e Pesquisador Heverton Lacerda, Presidente da AGAPAN – Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural
- Jornalista Luiz Otávio Prates, Secretário de Comunicação do Município de Porto Alegre
19h30min
Conferência de Abertura
— Terra Yanomami: garimpo, crise humanitária e o papel do jornalismo.
Com a presença de Junior Hekurari Yanomami – presidente da Urihi – Associação Yanomami e Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami / Roraima, Brasil — Defensor da floresta e do povo Yanomami, fundou a organização para ajudar seu povo depois de trabalhar como agente de saúde. Ativista, denuncia o drama humanitário na terra indígena Yanomami, o garimpo ilegal e o desmatamento da Amazônia.
13/03/2024 – Quarta-feira
8h30min
– Painel I – Papel da Imprensa na Cobertura sobre Água e Energias Renováveis
- Geórgia Santos — jornalista e Cientista Política. Editora-executiva, colunista, repórter e podcaster do portal Vós. Doutora em Ciências Sociais. Foi repórter, editora e âncora nas rádios Guaíba e Gaúcha.
- Eliege Fante — jornalista freelancer e pesquisadora independente, Doutora em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-Graduação (PPGCOM) da UFRGS.
- Débora Gallas: jornalista, doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental. Coordenadora de projetos na Agência Bori. Colaboradora da rede Ressoa Oceano.
- Silvia Franz Marcuzzo — jornalista e consultora socioambiental, atuando na área de comunicação e meio ambiente há mais de 30 anos. É colunista da SLER. Mestranda em Comunicação na PUCRS
- Mediação: Ilza Girardi — professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS, fundadora e líder do GPJA – Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental (CNPq/UFRGS). Doutora em Comunicação pela USP.
10h30min
– Painel II – Indústria Gaúcha: Água e Transição Energética
- Jorge Picanço de Figueiredo — Professor – Coordenador do Laboratório de Análise de Bacias Sedimentares (LABAS) – Departamento de Geologia/IGEO/CCMN/UFRJ
- Daniela Cardeal – presidente do Sindienergia/RS. Engenheira Civil
- Darci Campani, diretor-tesoureiro da ABES/RS, professor da UFRGS. Doutor em Engenharia.
- Fabiani Vitt, Engenheira Química, Chefe do Departamento de Licenciamento e Controle da FEPAM.
- Nelson Ferreira Fontoura — Professor. Diretor do Instituto de Meio Ambiente da PUCRS
- Mediação: José Nunes – presidente da ARI
- Mediação: Heverton Lacerda – jornalista e presidente da AGAPAN – Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural — com a participação da pesquisadora e professora Eloise Beling Loose, do GPJA – Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental.
-
- Paulo Brack – Coordenador-geral do InGá – Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais, é Professor Titular do Departamento de Botânica da UFRGS video
- Francisco Milanez – Biólogo e Arquiteto – Doutor em Educação. Presidente do Conselho Técnico-Científico da AGAPAN – Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural
- Lucia Schild Ortiz – Geóloga. Mestre em Geociências com ênfase em Geoquímica, ex-presidenta da Amigas da Terra Brasil e integrante do Comitê Executivo da Federação Internacional Friends of the Earth. Tema “Transição Energética Justa”
- Ligia Miranda – presidente do Instituto TodaVida. Engenharia Civil com mestrado em Transportes pela USP e MBA em Gestão Ambiental pela Universidade Gama Filho.
- Mediação: João Batista Santafé Aguiar– diretor de Meio Ambiente da ARI – Associação Riograndense de Imprensa. Jornalista
13h30min
— Ana Paula Pulito – Gerente de Sustentabilidade da CMPC/Brasil – sobre “Estratégias da CMPC para ser líder global em sustentabilidade no setor de celulose e papel”. Após, debate.
Duração do vídeo: 54 minutos
14h15min
— Rodrigo Lopes – jornalista, correspondente internacional na Zero Hora e Grupo RBS — Articulações internacionais – O que fica da COP 28 na Imprensa?
— Carla Gaudensi – Secretária-geral da Federação Argentina de Trabalhadores e Trabalhadoras da Imprensa (FATPREN). Secretaria adjunta no Sindicato dos Jornalistas de Buenos Aires (SiPreBA). Jornalista na Agência Nacional de Notícias (Telam) — O Governo Milei e o Meio Ambiente
A seguir, a íntegra do painel das 14h15min, incluindo a fala de Rodrigo Lopes, Carla Gaudensi, comentários da mediação e da platéia:
15h45min
— Painel III – A visão das ONGs sobre Energias Renováveis
18h30min
— Leitura da Carta do 12º FIMA pela jornalista Jurema Josefa, presidente em exercício do Conselho Deliberativo da ARI – Associação Riograndense de Imprensa: