FIMA – Fórum Internacional de Meio Ambiente 2024

1º Mostra Universitária de Jornalismo Ambiental 



Tema geral: Água e Energias Renováveis

Data: 12 e 13 de março 2024


Local: Auditório da Famecos- PUC RS
(como chegar)

Organização: ARI – Associação Riograndense de Imprensa, Ministério Público do RS, Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental (CNPQ/UFRGS), FAMECOS Escola de Comunicação Arte e Design da PUCRS

Apoios: Curso de Jornalismo da FAMECOS-PUC/RS, AGAPAN – Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, FIERGS – Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, UEE, Rádio Ipanema Comunitária FM 87,9, CMPC – Celulose, ABES-RS – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental/RS e BRDE..

 


12/03/2024 – Terça-feira

 

18h

Abertura Musical

  • Apresentação das Músicas “Vamos Salvar o Rio dos Sinos” e também “Ecologia” pelo próprio compositor Músico Luiz Kur (apresentação incluída no início do vídeo da Abertura, abaixo)

18h30min

Abertura oficial

Duração do vídeo: 42min

19h30min 

Conferência  de Abertura 

— Terra Yanomami: garimpo, crise humanitária e o papel do jornalismo.

Com a presença de Junior Hekurari Yanomami – presidente da Urihi – Associação Yanomami e Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami / Roraima, Brasil — Defensor da floresta e do povo Yanomami, fundou a organização para ajudar seu povo depois de trabalhar como agente de saúde. Ativista, denuncia o drama humanitário na terra indígena Yanomami, o garimpo ilegal e o desmatamento da Amazônia.

 

Duração do vídeo: 1h1min

13/03/2024 – Quarta-feira

8h30min

– Painel I  – Papel da Imprensa na Cobertura sobre Água e Energias Renováveis

  • Geórgia Santos —  jornalista e Cientista Política. Editora-executiva, colunista, repórter e podcaster do portal Vós. Doutora em Ciências Sociais. Foi repórter, editora e âncora nas rádios Guaíba e Gaúcha.
  • Eliege Fante —    jornalista freelancer e pesquisadora independente, Doutora em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-Graduação (PPGCOM) da UFRGS. 
  • Débora Gallas: jornalista, doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental. Coordenadora de projetos na Agência Bori. Colaboradora da rede Ressoa Oceano.
  • Silvia Franz Marcuzzo —  jornalista e consultora socioambiental, atuando na área de comunicação e meio ambiente há mais de 30 anos. É colunista da SLER. Mestranda em Comunicação na PUCRS
  • Mediação: Ilza Girardi —  professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS, fundadora e líder do GPJA – Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental (CNPq/UFRGS). Doutora em Comunicação pela USP.  
Duração do vídeo: 1h53min

10h30min

– Painel II – Indústria Gaúcha: Água e Transição Energética

    • Jorge Picanço de Figueiredo — Professor – Coordenador do Laboratório de Análise de Bacias Sedimentares (LABAS) – Departamento de Geologia/IGEO/CCMN/UFRJ
    • Daniela Cardeal –  presidente do Sindienergia/RS. Engenheira Civil
    • Darci Campani, diretor-tesoureiro da ABES/RS, professor da UFRGS. Doutor em Engenharia.
    • Fabiani Vitt, Engenheira Química, Chefe do Departamento de Licenciamento e Controle da FEPAM.
    • Nelson Ferreira Fontoura — Professor. Diretor do Instituto de Meio Ambiente da PUCRS
  • Mediação: José Nunes –  presidente da ARI
  • Duração do vídeo: 2h2min.

    13h30min

    Ana Paula Pulito – Gerente de Sustentabilidade da CMPC/Brasil – sobre “Estratégias da CMPC para ser líder global em sustentabilidade no setor de celulose e papel”.  Após, debate. 

    14h15min

    —  Rodrigo Lopes – jornalista, correspondente internacional na Zero Hora e Grupo RBS — Articulações internacionais – O que fica da COP 28 na Imprensa?

    — Carla Gaudensi – Secretária-geral da Federação Argentina de Trabalhadores e Trabalhadoras da Imprensa  (FATPREN). Secretaria adjunta no Sindicato dos Jornalistas de Buenos Aires (SiPreBA). Jornalista na Agência Nacional de Notícias  (Telam) — O Governo Milei e o Meio Ambiente

    • Mediação: Heverton Lacerda – jornalista e presidente da AGAPAN – Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural — com a participação da pesquisadora e professora Eloise Beling Loose, do GPJA – Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental. 

    15h45min

    — Painel III – A visão das ONGs sobre Energias Renováveis

    •  

    18h30min — Leitura da Carta do 12º FIMA pela jornalista Jurema Josefa, presidente em exercício do Conselho Deliberativo da ARI – Associação Riograndense de Imprensa

    Veja mais sobre os painelistas/palestrantes neste link