FIMA 2025
BIOMA PAMPA: CLIMA, CONSERVAÇÃO E ATIVIDADES ECONÔMICAS
13º FIMA FÓRUM INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE / 2025
A ARI – Associação Riograndense de Imprensa promove entre 26 e 27 de março de 2025, o 13º FIMA – Fórum Internacional do Meio Ambiente, que terá como tema principal “Bioma Pampa: Clima, Conservação e Atividades Econômicas”. A programação está sendo construída com inúmeras entidades da sociedade civil e governamentais. Todos as informações e inscrições serão disponibilizadas no site da ARI e no específico do evento: www.fima.org.br.
O Bioma Pampa foi o tema escolhido para o FIMA 2025 por envolver um dos maiores desafios atuais para o Rio Grande do Sul: conservar a biodiversidade e a extensão do único bioma brasileiro que ocorre apenas em um Estado. E que representa a cultura mais conhecida regionalmente com a pecuária, as fazendas e os povos originários. O evento também abordará o tema do Pampa no contexto da crise climática global que será abordado já em sua abertura a cargo dos Professores Jefferson Cardia Simões e Francisco Eliseu Aquino do Centro Polar e Climático da UFRGS.
O Pampa – Apesar da riqueza em biodiversidade e paisagens naturais, e sua importância para a economia e cultura regionais, a região do Pampa não é protegida adequadamente pelas atuais políticas de conservação. Só nas últimas duas décadas, a área de campo diminuiu, dando lugar às lavouras de soja e outros cereais, além do uso para silvicultura.
A progressiva introdução e expansão das monoculturas e das pastagens com espécies exóticas têm levado a uma rápida degradação e descaracterização das paisagens naturais do Pampa. A perda da biodiversidade compromete o potencial de desenvolvimento sustentável da região, seja pela extinção de espécies de valor forrageiro, alimentar, ornamental e medicinal, seja pelo comprometimento dos serviços ambientais proporcionados pela vegetação campestre: o controle da erosão do solo e o sequestro de carbono que atenua as mudanças climáticas, conforme o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Programação & participantes – prevê painéis sobre a importância do Pampa em várias áreas da cultura e da economia do Rio Grande do Sul. O grande objetivo é viabilizar caminhos para que o bioma Pampa e seus ecossistemas sejam conservados, contribuindo para diálogos efetivos entre os diversos atores – setor público, produtores rurais e empresas que exploram a silvicultura, pesquisadores e acadêmicos, sociedade civil e ambientalistas, O evento objetiva proporcionar uma visão ampla e crítica sobre a conservação do Pampa para as futuras gerações.
A programação é dirigida aos estudantes e profissionais da Comunicação Social e de outros cursos universitários, aos operadores do Direito e da área ambiental, lideranças empresariais e comunidade em geral.
Haverá painéis sobre a importância do bioma para o Estado, as conseqüências para o Pampa das mudanças do clima; a importância da pecuária para a recuperação e a manutenção dos campos nativos; como é visto e descritoo Pampa nos meios de comunicação; as atividades de mineração e as consequências da instalação de monoculturas agrícolas na região. Também será abordado o turismo e sua crescente importância para a economia da região turística e a aplicação da reserva legal prevista na legislação nas propriedades, a pecuária orgânica e muitos outros temas.
Vejam quem são os palestrantes e painelistas neste link.
A partir de 2024, as edições do FIMA são realizadas nos meses de março. A programação deverá ser divulgada no início de fevereiro de 2025 junto com a abertura de inscrições para participação presencial.
Transmissão pelo YouTube
Veja na página de divulgação os links para os vídeos da transmissão ao vivo do evento, separados por turno. Ressaltamos que é muito mais interessante a presença física no Memorial do Legislativo para interação entre os participantes.
Patrocinadores e Apoiadores
Patrocinam o evento o DMAE – Departamento Municipal de Águas e Esgoto da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e a empresa CORSAN-AEGEA.
Apóiam institucionalmente a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul e o Ministério Público Estadual.
Também apóiam a PUC-RS, a Universidade FEEVALE, o Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental / PPGCOM UFRGS e a URCAMP.
Dica Importante
—> Inscreva-se no grupo de informes sobre o FIMA no WhatsApp para receber atualizações diretamente em seu smartphone.
Quem participa do planejamento, organização e execução:
Pela Diretoria da ARI — (apenas os que participam mais diretamente do FIMA)
PRESIDENTE: José Maria Rodrigues Nunes
1º VICE: Cláudia da Fonseca Coutinho
2º VICE: Leandro Olegário dos Santos
ASSESSORIA DA PRESIDÊNCIA
Flávio Antonio Vieira Dutra
DEPARTAMENTO DE POLITICA AMBIENTAL – Coordenação da Comissão Organizadora
João Batista Santafé Aguiar
Daniela Sallet
DEPARTAMENTO DE CULTURA
Nilson Luiz Souza
DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES PÚBLICAS E PROMOÇÕES
Vera Guimarães
DEPARTAMENTO DE DIVULGAÇÃO
Tatiana Cortes Gomes
DEPARTAMENTO DE INFORMATICA (MÍDIA DIGITAL)
Magali Schmitt
COMISSÃO ORGANIZADORA — Integrantes externos à ARI
— Angela Escosteguy
— Ilza Maria Tourinho Girardi
— Rodrigo Dutra
— Ana Maria Moreira Marchesan, pelo MPRS
SUPERINTENDENTE DA ARI
— Thamara da Costa Pereira
DIVULGAÇÃO
A CORE COMUNICAÇÃO & RELACIONAMENTO está trabalhando na divulgação e assessoria de imprensa.
Veja também
Local: Memorial da Assembleia – Como Ir — Apresentação — Programação — Vídeos 2025 – Painelistas — Sobre a ARI — Apoios e Patrocinadores — Contatos — Grupo no WhatsApp

