Apresentação

FIMA 2025

BIOMA PAMPA: CLIMA, CONSERVAÇÃO E ATIVIDADES ECONÔMICAS
13º FIMA FÓRUM INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE / 2025

A ARI – Associação Riograndense de Imprensa promove entre 26 e 27 de março de 2025, o 13º FIMA – Fórum Internacional do Meio Ambiente, que terá como tema principal “Bioma Pampa: Clima, Conservação e Atividades Econômicas”. A programação está sendo construída com inúmeras entidades da sociedade civil e governamentais. Todos as informações e inscrições serão disponibilizadas no site da ARI e no específico do evento: www.fima.org.br.

O Bioma Pampa foi o tema escolhido para o FIMA 2025 por envolver um dos maiores desafios atuais para o Rio Grande do Sul: conservar a biodiversidade e a extensão do único bioma brasileiro que ocorre apenas em um Estado. E que representa a cultura mais conhecida regionalmente com a pecuária, as fazendas e os povos originários. O evento também abordará o tema do Pampa no contexto da crise climática global que será abordado já em sua abertura a cargo dos Professores Jefferson Cardia Simões e Francisco Eliseu Aquino do Centro Polar e Climático da UFRGS.

O Pampa – Apesar da riqueza em biodiversidade e paisagens naturais, e sua importância para a economia e cultura regionais, a região do Pampa não é protegida adequadamente pelas atuais políticas de conservação. Só nas últimas duas décadas, a área de campo diminuiu, dando lugar às lavouras de soja e outros cereais, além do uso para silvicultura.

A progressiva introdução e expansão das monoculturas e das pastagens com espécies exóticas têm levado a uma rápida degradação e descaracterização das paisagens naturais do Pampa. A perda da biodiversidade compromete o potencial de desenvolvimento sustentável da região, seja pela extinção de espécies de valor forrageiro, alimentar, ornamental e medicinal, seja pelo comprometimento dos serviços ambientais proporcionados pela vegetação campestre: o controle da erosão do solo e o sequestro de carbono que atenua as mudanças climáticas, conforme o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Programação & participantes – prevê painéis sobre a importância do Pampa em várias áreas da cultura e da economia do Rio Grande do Sul. O grande objetivo é viabilizar caminhos para que o bioma Pampa e seus ecossistemas sejam conservados, contribuindo para diálogos efetivos entre os diversos atores – setor público, produtores rurais e empresas que exploram a silvicultura, pesquisadores e acadêmicos, sociedade civil e ambientalistas, O evento objetiva proporcionar uma visão ampla e crítica sobre a conservação do Pampa para as futuras gerações.

A programação é dirigida aos estudantes e profissionais da Comunicação Social e de outros cursos universitários, aos operadores do Direito e da área ambiental, lideranças empresariais e comunidade em geral.

Haverá painéis sobre a importância do bioma para o Estado, as conseqüências para o Pampa das mudanças do clima; a importância da pecuária para a recuperação e a manutenção dos campos nativos; como é visto e descritoo Pampa nos meios de comunicação; as atividades de mineração e as consequências da instalação de monoculturas agrícolas na região. Também será abordado o turismo e sua crescente importância para a economia da região turística e a aplicação da reserva legal prevista na legislação nas propriedades, a pecuária orgânica e muitos outros temas.

Vejam quem são os palestrantes e painelistas neste link.

A partir de 2024, as edições do FIMA são realizadas nos meses de março. A programação deverá ser divulgada no início de fevereiro de 2025 junto com a abertura de inscrições para participação presencial.

Transmissão pelo YouTube

Veja na página de divulgação os links para os vídeos da transmissão ao vivo do evento, separados por turno. Ressaltamos que é muito mais interessante a presença física no Memorial do Legislativo para interação entre os participantes.

Patrocinadores e Apoiadores

Patrocinam o evento o DMAE – Departamento Municipal de Águas e Esgoto da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e a empresa CORSAN-AEGEA.

Apóiam institucionalmente a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul e o Ministério Público Estadual.

Também apóiam a PUC-RS, a Universidade FEEVALE, o Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental / PPGCOM UFRGS e a URCAMP.

Dica Importante

—> Inscreva-se no grupo de informes sobre o FIMA no WhatsApp para receber atualizações diretamente em seu smartphone.

Quem participa do planejamento, organização e execução:

Pela Diretoria da ARI — (apenas os que participam mais diretamente do FIMA)

PRESIDENTE: José Maria Rodrigues Nunes
1º VICE: Cláudia da Fonseca Coutinho
2º VICE: Leandro Olegário dos Santos

ASSESSORIA DA PRESIDÊNCIA
Flávio Antonio Vieira Dutra

DEPARTAMENTO DE POLITICA AMBIENTALCoordenação da Comissão Organizadora
João Batista Santafé Aguiar
Daniela Sallet

DEPARTAMENTO DE CULTURA
Nilson Luiz Souza

DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES PÚBLICAS E PROMOÇÕES
Vera Guimarães

DEPARTAMENTO DE DIVULGAÇÃO
Tatiana Cortes Gomes

DEPARTAMENTO DE INFORMATICA (MÍDIA DIGITAL)
Magali Schmitt

COMISSÃO ORGANIZADORA Integrantes externos à ARI

— Angela Escosteguy
— Ilza Maria Tourinho Girardi
— Rodrigo Dutra
— Ana Maria Moreira Marchesan, pelo MPRS

SUPERINTENDENTE DA ARI

— Thamara da Costa Pereira

DIVULGAÇÃO

A CORE COMUNICAÇÃO & RELACIONAMENTO está trabalhando na divulgação e assessoria de imprensa.

Veja também

Local: Memorial da Assembleia – Como Ir ApresentaçãoProgramação Vídeos 2025PainelistasSobre a ARI Apoios e Patrocinadores Contatos Grupo no WhatsApp