Já está em Porto Alegre para a conferência de abertura o líder Júnior Hekurari do povo Yanomami. A Associação Riograndense de Imprensa- ARI promove nesta terça e quarta-feiras (12 e 13/3/2024), em Porto Alegre-RS, o 12° FIMA- Fórum Internacional de Meio Ambiente.

O evento terá como conferencista um convidado que vive do outro lado do país, no estado de Roraima. O líder Yanomami Junior Hekurari virá pela primeira vez ao Rio Grande do Sul. “Me sinto lisonjeado pelo convite neste espaço e preparado para falar sobre os povos Yanomami e as nossas lutas. Tenho certeza que traduzirei a história do meu povo através do relato de tudo o que enfrentamos nos últimos anos”, disse ele, numa breve entrevista para a ARI.

Na programação ambientalistas, empresas, biólogos, jornalistas e uma série de profissionais que se ocupam do tema da energia renovável e a água.


Junior refere-se à exploração ilegal de madeira e das riquezas minerais no subsolo daAmazônia. O maior drama, que provoca a chamada “tragédia humanitária Yanomami”, envolve a contaminação dos rios e cursos d’água com o mercúrio dos garimpos ilegais. Para extrair o ouro, os garimpeiros utilizam mercúrio que acaba depositado no ambiente contaminando locais usados pelos indígenas para caça e pesca. O garimpo também devasta amplas áreas da floresta.
A ARI realiza a 12° edição do seu evento sobre meio ambiente. A série começou no ano de 2003, como Fórum Internacional das Águas. Junior enaltece a iniciativa da instituição jornalística gaúcha, que está prestes a completar 90 anos.”A preocupação da Associação Riograndense de Imprensa com o meio ambiente é de suma importância para que essa luta ganhe cada vez mais visibilidade. Os Yanomami precisam que suas histórias continuem sendo propagadas, de maneira respeitosa e cuidadosa”, alerta ele.
Junior Yanomami, que acaba de voltar de evento em Dubai, vai aproveitar a viagem para conhecer de perto uma comunidade indígena do Rio Grande do Sul. “A sociedade precisa entender e mergulhar nesse universo, assim como buscar maneiras de ajudar a população Yanomami, seja com a recusa ao uso do ouro que sai do território, seja compartilhando e entendendo a história desta parte da população brasileira”.

Em paralelo ao 12ª FIMA ocorrerá a 1ª Mostra Universitária de Jornalismo Ambiental. Para esta edição serão aceitos até 16 trabalhos entre reportagens e projetos de extensão que abordem a temática ambiental. Os trabalhos consistem em reportagens premiadas ou indicadas por professores, além de projetos de extensão aprovados pela universidade, com a indicação do orientador. Informações neste link.
O 12° FIMA é uma realização da ARI em conjunto com o Ministério Público do Rio Grande do Sul, o PPGCom da UFRGS e a FAMECOS – PUC RS, que sedia o evento. O patrocínio é do BRDE e da CMPC. São apoiadores: AGAPAN, ABES- RS, FIERGS, Prefeitura de Porto Alegre, UEE e Rádio Ipanema Comunitária.
A FAMECOS incluiu o evento no seu programa de Extensão. As inscrições são gratuitas e os participantes receberão certificado.