Veja a programação
(em ordem alfabética pelo nome)

Adriano Severo Figueiró – Doutor em Geografia. Geógrafo. Professor Associado da UFSM – Universidade Federal de Santa Maria. Coordenador Científico do Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO. Líder do Grupo de Pesquisa em Patrimônio Natural, Geoconservação e Gestão de Águas (PANGEA) e Coordenador do Observatório de Paisagens Antropocênicas (OBSERPA) do Departamento de Geociências da UFSM. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Geografia da UFSM e da UFPel e no Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional – PROFGEO.

Alexandre Krob é agrônomo, mestre em ciências do solo, especialista em gestão ambiental, planejamento, conservação, uso sustentável e repartição de benefícios da biodiversidade e ativista ambiental e climático. É sócio fundador da ONG Instituto Curicaca, onde atua como coordenador técnico e de políticas públicas e na gestão de inúmeros projetos em biodiversidade, ecodesenvolvimento, educação, cultura e fortalecimento de instituições públicas. Pelo Instituto Curicaca, exerce em âmbito nacional e internacional a representação ou liderança em diversos fóruns colegiados, como a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Coalizão pelo Pampa, Coalizão CostaMarSul, Rede Trinacional de Restauração, Fórum do Mar Patagônico, Rede Mosaicos de Áreas Protegidas, Comissão Nacional de Biodiversidade, diversos conselhos de Unidades de Conservação da natureza e Grupos Assessores de Planos de Conservação de Espécies e Territórios. Tem feito parte da história da construção e fortalecimento das políticas, instrumentos e legislações ambientais brasileira e do Rio Grande do Sul e da resistência às tentativas de retrocesso.

Ana Maria Moreira Marchesan – Procuradora de Justiça / Ministério Público do RIo Grande do Sul. Doutora em Direito. Coordenadora do CAOMA – Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente e também do CEAF – Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional.

Angela Escosteguy — Médica Veterinária/UFRGS, com Mestrado no Instituto Nacional Agronômico de Paris -Grignon(França) e Especialização em Liderança em Orgânicos, promovido pela Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica (Alemanha e Holanda). Atuou no Ministério da Agricultura na elaboração e revisões da legislação brasileira de produção orgânica e coordenou o GT Nacional de Produção Animal Orgânica. É Presidente da Comissão Nacional de Pecuária Orgânica do CFMV e Coordenadora do GT Animal da IFOAM América Latina. Fundadora e atual Presidente do IBEM – Instituto do Bem-Estar, coordena cursos e formação de redes na área de pecuária orgânica, no Brasil e no exterior.

Domingos Velho Lopes – Engenheiro Agrônomo com pós-graduação em Economia. Produtor rural em Mostardas e Palmares do Sul. Foi Secretário Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS entre 2022 e 2023. Membro do CONSEMA / Conselho Estadual do Meio Ambiente pela FARSUL. Atual vice-presidente da FARSUL.

Francisco Eliseu Aquino – Climatologista e professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com doutorado em Climatologia e Mudanças Climáticas (conexões entra a Antártica e o Brasil) pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências (UFRGS) e Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Climatologista, que desenvolve pesquisas com ênfase em meteorologia e climatologia polar e subtropical, eventos extremos, desastres socioclimáticos, teleconexões, monitoramento de massas de gelo, emergência climática e o Brasil. Atua desde 1993/94 no Programa Antártico Brasileiro. Responsável pelo desenvolvimento do projeto, construção e instalação do módulo científico CRIOSFERA 2 / Centro Polar e Climático – CPC/UFRGS no verão de 2022/23 em Skytrain Ice Rise – Antártica; e integrante e coordenador científico do grupo de atmosfera da Expedição Internacional de Circum-navegação Costeira Antártica – ICCE. Chefe do Departamento de Geografia da UFRGS, coordenador do NOTOS – Laboratório de Climatologia do Departamento de Geografia, e da Divisão de Climatologia Polar e Subtropical do CPC/UFRGS.

Gabriela Hermann Pötter – Engenheira Agrônoma. Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Diretora Técnica da Vinícola Guatambu pertencente a sua família, em Dom Pedrito, RS. Em 2016, a empresa foi agraciada com o Prêmio Federasul de Sustentabilidade Social, Econômica e Ambiental. Integrou o Conselho de Turismo da Prefeitura Municipal de Dom Pedrito. Participa do Comitê Técnico da Indicação de Procedência Vinhos da Campanha Gaúcha desde 2020.

Guilherme Araujo Collares da Silva — Pro-Reitor Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão
Médico Veterinário – Urcamp — Mestre em Medicina Veterinária Preventiva – Ufpel — Doutor em Parasitologia – Ufpel . Integra o Comitê da Bacia do Rio Camaquã pela URCAMP.

Gustavo Veiga – Jornalista e escritor, articulista do jornal Página 12, Revista Acción e site Derribando Muros (gustavojveiga.wordpress.com/). Professor de Jornalismo na Universidade Nacional de La Plata e na UBA- Universidade de Buenos Aires . Integrante da RED de Intelectuales y Artistas en Defensa de la Humanidad. Na área do meio ambiente, investigou temas como ocupação urbana, incêndios florestais, contaminação de efluentes líquidos, contaminação aérea no campo e na cidade de Buenos Aires. Tem formação pelo Instituto Lincoln na área de desenvolvimento urbano e é reconhecido com o Prêmio Konex-AR (2007) pela trajetória jornalística e com o Prêmio de Direitos Humanos-BR (2024).

Jefferson Cardia Simões —Pioneiro em Glaciologia no Brasil e referência internacional em estudos sobre a Antártica e mudanças climáticas. Professor Titular de Geografia Polar e Glaciologia na UFRGS. É membro da Academia Brasileira de Ciências e colaborador do Climate Change Institute da University of Maine, nos Estados Unidos. Recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico. Coordenou a Expedição Internacional de Circum-navegação Costeira Antártica realizada entre novembro de 2024 e janeiro de 2025 que percorreu mais de 20 mil km da costa do Continente Antártico. A Expedição contou com 61 cientistas do Brasil, Argentina, Chile, China, Índia, Peru e Rússia. Centro Polar e Climático da UFRGS

Marcia Colares – coordenadora do grupo UPP – União Pela Preservação do Rio Camaquã. Formada em Direito, pecuarista familiar no Distrito de Palmas, Bagé/RS, integra a Associação para Grandeza e União de Palmas (AGrUPa), a Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã (ADAC) e a Cooperativa Agropecuária do Alto Camaquã (CooperAlto Camaquã). Desde 2009 atua ativamente na defesa da Bacia do Rio Camaquã contra projetos de mineração e hidrelétricas que envolvem 28 municípios da Bacia e os demais do entorno. Entre palestras, reuniões e expedições pelo rio, os grupos conscientizam a população sobre as ameaças que rondam o rio e o Pampa e o potencial da pecuária familiar para a conservação do Bioma.

Marcos Flávio Silva Borba— Graduação em Medicina Veterinária pela Fundação Atila Taborda – Faculdades Unidas de Bagé – FAT-FUNBA (atual URCAMP) em 1984, mestrado em Ciências Veterinárias pela Faculdade de Veterinária da UFRGS (1988) e doutorado em Sociologia, Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Cordoba, Espanha (2002). Pesquisador da Embrapa (1989), trabalhando principalmente com temas associados a Agroecologia e desenvolvimento territorial endógeno. Ocupa a função de Chefe de P&D da Embrapa Pecuária Sul desde 2020.

Miguel Francisco Lopes de Almeida Guedes – Engenheiro Agrônomo, UFRGS. Fazenda São Miguel / Município de Mostardas/RS : planície Costeira Externa. Produtor rural com experiência em arroz e soja nas terras baixas e pecuária com ênfase na cria. Gestor da Fazenda São Miguel juntamente com o filho João Disconzi Guedes. Trabalha desde de 2020 com Pecuária Regenerativa e melhoramento do campo nativo.

Nilson Pinto Correa – Jornalista e empresário. Diretor dos jornais Cidade, A Notícia e Folha do Sul, de Bagé. Diretor de Mídia da ADJORI – Associação dos Jornais do Interior do RS.

Patrícia de Freitas Ferreira. – Chefe da Subdivisão de Geoparques da Universidade Federal de Santa Maria. Representa a UFSM no Comitê Gestor do Geoparque Caçapava. Faz parte da equipe do Geoparque desde quando a iniciativa começou a ser idealizada. Patrícia é administradora, mestranda em Patrimônio Cultural.

Patrícia Maldaner Cibils — Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialização em Direito Administrativo e Gestão Pública (FMP). Mestre Mestrado Profissional do Direito da Empresa e dos Negócios (UNISINOS). Procuradora do Estado do Rio Grande do Sul (PGE-RS) — PDPE – Procuradoria do Domínio Público Estadual. Experiência téorica e prática na área de Direito Público e Privado, Direitos Sociais, Coletivos e Fundamentais.

Renato Fernandes – É um empresário e produtor rural brasileiro, proprietário do empreendimento Vila do Segredo, localizado em Caçapava do Sul -RS. É presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva). Sob sua liderança, o Ibraoliva busca promover o desenvolvimento e a competitividade da olivicultura no Brasil, incluindo esforços para a inclusão do país no Conselho Oleícola Internacional.

Rodrigo Dutra da Silva – é Zootecnista formado pela UFSM, Especialista em Recuperação de Áreas Degradadas (UFV), e Mestre em Ecologia pela UFRGS, com pesquisa na produção de sementes nativas e restauração ecológica. Atualmente é Chefe da Divisão de fiscalização ambiental do IBAMA no Rio Grande do Sul.

Rogério Rodrigues é Cineasta e roteirista brasileiro, natural de Porto Alegre, Rogério Rodrigues tem ampla experiência no audiovisual, atuando como diretor, roteirista e produtor executivo. Sócio da Atama Filmes, dirigiu e produziu filmes e séries, incluindo três temporadas da série infantil “Universo Z” (2014, 2026 e 2018), a minissérie “Kalanga, Cidade das Bicicletas” (2015) e o longa-metragem de ficção “Além de Nós”(2022), filmado e ambientado na região profunda do Pampa. Foi presidente do SIAV-RS (2018-2020), integrou o Colegiado Setorial do Audiovisual do RS e hoje faz parte do conselho fiscal da Fundacine. Com forte ligação ao cinema regional, desenvolve projetos que abordam o território e a identidade do Pampa, como “Sobreviventes do Pampa”, reafirmando seu compromisso com narrativas que dialogam com a cultura e o meio ambiente do sul do Brasil.
Sérgio Roberto Pereira da Silva — Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989) e especialização em Comunicação Pública pela Faculdade Unyleya. Trabalha como jornalista desde 1986, tendo exercido funções como produtor, apresentador, repórter, editor, chefe de reportagem, sub-editor-chefe e editor-chefe. Foi diretor de Jornalismo na Prefeitura de Canoas (RS). Atualmente, é jornalista concursado do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Membro do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental (CNPq/UFRGS).

Valério De Patta Pillar – É professor titular do Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisador sênior do CNPq. É formado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com mestrado em Zootecnia pela UFRGS e doutorado (PhD) em Ciência Vegetal pela University of Western Ontario (Canadá). Já publicou 187 artigos científicos, que receberam um total de 12.400 citações registradas na base Web of Science. Coordena a Rede Campos Sulinos, que reúne pesquisadores de diversas instituições para estudar a conservação e o manejo dos campos nativos do sul do Brasil. Além disso, atua como Editor-Chefe das revistas científicas Journal of Vegetation Science e Applied Vegetation Science.

Vera Colares – presidente da Associação para Grandeza e União de Palmas -AGrUPa.
Formada em Administração de Empresas, pecuarista familiar no Distrito de Palmas, Bagé/RS, é vice-presidente da Cooperativa Agropecuária do Alto Camaquã (CooperAlto Camaquã) e integrante da Diretoria da Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã (ADAC). Atua na representação dessas entidades, trabalhando ativamente no desenvolvimento endógeno da região do Alto Camaquã, através de projetos que viabilizem a permanência dos jovens e idosos no campo. Defende o incremento da pecuária familiar como atividade sustentável e responsável pela conservação do Bioma Pampa.

Víctor L. Bacchetta – Jornalista uruguaio. Desde 1968, trabalhou em mídia em Montevidéu, Buenos Aires, Havana, Cidade do México, Rio de Janeiro e Santiago do Chile. No Brasil, foi correspondente para México, Peru, Espanha, Suécia, Suíça e Uruguai das agências ALASEI, IPS e EFE. Escreve sobre meio ambiente e desenvolvimento em “Sudestada. Periodismo y Transparencia” e é editor do Observatório da Água do Uruguai e do Observatório de Mineração do Uruguai. Publicou os livros “Cidadania Planetária. Temas e desafios do jornalismo ambiental”, em 2000; “A fraude da celulose”, em 2008; “Aratirí e outras aventuras. Soberanias questionadas”, em 2015; “A entrega” e “O pacto colonial”, no Projeto Uruguai-UPM, em 2019 e 2021. Foi fundador da Rede de Comunicação Ambiental da América Latina e do Caribe (RedCalc) e membro do Comitê Executivo da Federação Internacional de Jornalistas Ambientais (IFEJ).
Veja também
Local: Memorial da Assembleia – Como Ir — Apresentação — Programação — Vídeos 2025 – Painelistas — Sobre a ARI — Apoios e Patrocinadores — Contatos — Grupo no WhatsApp