* Palestrantes

— Veja a programação

 

(em ordem alfabética)

 

Aline Barreto Graebin

Engenheira Química, mestre em tecnologia de materiais e processos industrias pela FEEVALE e doutoranda em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental – UFRGS. Operadora de Tratamento do SEMAE- Serviço Municipal de Água e Esgotos de São Leopoldo desde 2010, onde foi Gerente de Sistemas de Esgotamento. Pesquisadora na área de “Utilização de processos avançados de tratamento de esgotos.”
Tema: Aplicação da economia circular no tratamento de esgotos.


Ana Maria Moreira Marchesan

Procuradora do Ministério Público do Rio Grande do Sul, coordena o Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, da Ordem Urbanística e Questões Fundiárias e do Consumidor – CAOMA, órgão de apoio dos Promotores de Justiça que atuam na área de meio ambiente. Doutora em Direito pela UFSC e professora dos cursos de pós-graduação em Direito Ambiental da PUC-RS e FMP. 3ª Vice-Presidente da da ABRAMPA (Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente)  e diretora do Instituto “O Direito por um Planeta Verde“.


Antonio Libório Philomena

Cursou em 1971 a primeira turma de Oceanologia do Brasil na FURG (Rio Grande/RS). Em 1975 fez o curso de Especialização em Ecologia Humana pela UNISINOS (São Leopoldo/RS), onde conheceu o economista Herman Daly, que fez seu encaminhamento ao Mestrado em Ciências Marinhas (com concentração em ecologia de estuários) junto à Louisiana State University (Baton Rouge/Louisiana/USA). Entre os anos de 1980 e 1984, foi chefe do Departamento de Oceanografia da FURG, participando concomitantemente do Programa PROANTAR e Gestão Costeira da SECIRM (coordenado pela Marinha do Brasil). Na sequência, fez Doutorado no Instituto de Ecologia da University of Georgia, onde permaneceu até 1988. Lecionou disciplinas de Ciências Ambientais em várias universidades: FURG, UFRGS, UNISC, URI e UNISINOS. Hoje é professor aposentado e se dedica a ações de ativismo ambiental, consultoria com produção de laudos em crimes ambientais, cálculos de valoração ambiental e análise energética de sistemas naturais e artificiais. Desde 2019 é Expert independente junto ao grupo Harmony with Nature pertencente à ONU.


Bruna Fernanda Suptitz

É  jornalista com atuação em Porto Alegre (RS). Formada em Jornalismo pela PUC/RS e com especialização em Direito Ambiental e Urbanístico, Bruna é colunista e repórter no Jornal do Comércio, onde assina a coluna e o blog Pensar a Cidade, espaço dedicado ao planejamento urbano, desenvolvimento das cidades, sustentabilidade e pautas ambientais. O projeto Pensar a Cidade foi criado por ela em 2019 e ganhou destaque por acompanhar de forma contínua temas como a revisão do Plano Diretor de Porto Alegre e debates sobre mobilidade, meio ambiente e qualidade de vida urbana.  É apresentadora e comentarista em programas da BandNews FM Porto Alegre e nas emissoras do Grupo Band RS, participando de iniciativas que ampliam a discussão sobre questões urbanas e sociais..  Ao longo de sua carreira, ela transitou por diferentes coberturas jornalísticas, incluindo política e cidades, e tem se destacado por conectar debates técnicos com a vida cotidiana dos habitantes dos centros urbanos


Carla Kruk Gencarelli

Docente no Departamento de Modelagem Estatística de Dados e Inteligência Artificial (MEDIA, CURE) e no Instituto de Ecologia e Ciências Ambientais (IECA) da Faculdade de Ciências, ambos da Universidade da República (Udelar). Também sou pesquisadora no Centro de Pesquisa em Ciências Ambientais do Instituto Clemente Estable de Pesquisa Biológica (Ministério da Educação e Cultura).

Bacharel em Bioquímica, Doutora em Ciências da Vida (SENSE, Universidade de Wageningen, Holanda) e Mestre em Biologia (PEDECIBA, Faculdade de Ciências e CEH, Inglaterra). Pesquisadora do Sistema Nacional de Pesquisa e do Programa para o Desenvolvimento das Ciências Básicas (PEDECIBA), aonde é membro do Comitê Coordenador de Ecologia e Evolução. Coordenadora da Rede Temática Ambiental (RETEMA) da Universidade da República (Udelar) e membro do Conselho da Bacia da Lagoa Mirim como representante da Udelar desde 2018. Integra o conselho diretor da Comunidade Uruguaia de Ecologia (CODE-UY).

Trabalha em pesquisa em ecologia funcional de ecossistemas aquáticos e de transição. Desde 2015, tem trabalhado extensivamente com questões de qualidade da água e seus efeitos na saúde, incluindo florações de cianobactérias e contaminação fecal. Este trabalho abrange diversos ecossistemas, desde lagos rasos a grandes rios, reservatórios, o estuário do Rio da Prata e o Oceano Atlântico. A abordagem de pesquisa atual é interdisciplinar, intersetorial e participativa, voltada para a ação. Dentro dessa estrutura, é responsável pela disciplina de graduação e pós-graduação “Água e Saúde”, na qual são estudados diversos problemas relacionados à perda da qualidade da água e questões de saúde entre as populações locais. Currículo.


Cláudia Araújo (Porto Alegre)

Vereadora de Porto Alegre (PSD), presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (COSMAM). Atua com projetos e ações voltados à saúde pública e sustentabilidade, defendendo políticas públicas que promovem a inclusão social, saúde e educação ambiental. Formada em Gestão Pública, já presidiu Frentes Parlamentares como as de Logística Reversa e Energias Renováveis e Sustentáveis. Preside a ABAP- .


Lara Correa Ely 

É jornalista e especialista em Gestão Ambiental, mestre e doutora em Comunicação pela PUCRS. Atuou em veículos como JC, GZH e produziu programas com foco ambiental para a Record e Canal Futura. Também contribuiu na implementação da estratégia ESG em empresas do setor de moda, bebidas e florestas. Atualmente compõe a equipe de sustentabilidade do Grupo de Moda Azzas2154.


Lara J. W. Lutzenberger

É Bióloga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com atuação destacada na educação ambiental e no movimento ecológico brasileiro. Ela é presidente da Fundação Gaia – Legado Lutzenberger, organização socioambiental sediada em Rio Pardo e com sua principal área de atuação no Rincão Gaia, área rural ao lado da cidade de Pantano Grande – RS. Criada originalmente pelo ambientalista José Lutzenberger em 1987 para promover práticas de desenvolvimento sustentável, educação ambiental, divulgar técnicas regenerativas de cultivo, restauração e conservação da natureza.  Lidera iniciativas de sensibilização socioambiental, projetos educativos, eventos e ações de conservação ecológica. Também é sócia da empresa Vida Desenvolvimento Ecológico Ltda, que atua na reciclagem de resíduos industriais.


Lilian Dreyer

Jornalista e escritora, coordenou projetos como os Calendários da Agricultura Ecológica  e a Ecofesta – a Marca da Ecologia na Cultura Gaúcha (2005), na Feira do Livro de Porto Alegre. Conduziu extenso trabalho de entrevistas e pesquisa para a elaboração de biografias dos ecologistas José Lutzenberger (Sinfonia Inacabada/2004) e Augusto Carneiro (Depois de Tudo/2013). A biografia de Lutzenberger teve lançamento nacional no Ministério da Cultura, em Brasília, e originou seminários em várias cidades brasileiras, trabalho de divulgação que recebeuo Prêmio Fepam de Jornalismo Ambiental. Editou também obras autorais deLutzenberger. Segue atuando como autora de ficção e literatura infantil.


Paulo Robinson da Silva Samuel

Engenheiro Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983); Administrador pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999); Mestre em Engenharia Civil, área de concentração em Construção, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Doutor em Minas, Metalúrgica e de Materiais, área de concentração em Tecnologia Mineral, Ambiental e Metalurgia Extrativa na UFRGS (2023). Engenheiro do DMAE — Departamento Municipal de Águas e Esgotos de Porto Alegre (1993-2024). Professor Convidado no Curso de Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – ProfÁgua, IPH-UFRGS. Tesoureiro Geral da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS), desde 2015. Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental-RS, Conselheiro do CREA-RS e da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (AGESAN-RS).


Renato Zimmermann

Iniciou sua vida profissional aos 13 anos de idade como Menor Aprendiz no Banco do Brasil. É Bacharel em Ciências Econômicas, MBA em Controladoria e Finanças. Extensionista em Gestão Estratégica de Empresas. Tem experiência em gestão financeira em corporações do ramo de alimentos. Atua no mercado de energias limpas com foco em energia solar. Divulga a necessidade de modernização do setor elétrico para a Transição Energética e as Redes Inteligentes de energia elétrica. Influencer e gestor do Canal ‘Energia e Transformação no Youtube. Palestrante, colunista e articulista sobre questões de sustentabilidade. Voluntário na Fundação Gaia – Legado Lutzenberger.


Sirlei Batista de Souza (Porto Alegre)

Coordenadora operacional do CTVP- Centro de Triagem da Vila Pinto.  Graduada em Gestão Ambiental, está cursando a faculdade de Sociologia. É influenciadora  digital falando sobre Mitos e Verdades que envolvem a reciclagem. A página @sirleirecicladora no Instagram tem mais de 15 mil seguidores.


Sônia Araripe (Rio de Janeiro)

Jornalista, atuou por 35 anos nas principais redações do país como Jornal do Brasil, O Estado de S. Paulo, O Dia, Revista Forbes Brasil e Jornal do Commércio. Há 18 anos fundou a Plurale, mídia sustentável independente. Reconhecida como uma das 100 jornalistas mais admiradas do Brasil, também recebeu as Medalhas Pedro Ernesto e Chiquinha Gonzaga, da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, por sua trajetória no Jornalismo.


Tiago Medina 

Jornalista, especialista em Jornalismo Digital (PUCRS) e Mestre em Planejamento Urbano e Regional (UFRGS). Com passagens por Jornal do Comércio e Correio do Povo, é cofundador da Matinal Jornalismo onde atualmente atua como editor e repórter. Desde 2019, dedica-se mais profundamente à pauta local em Porto Alegre, em especial as relacionadas às discussões urbanas, como habitação, mobilidade e uso do solo. Neste trabalho, em especial a partir da enchente, se deparou diversas vezes com questões relacionadas ao saneamento. Na ARI, abordará a cobertura jornalística sobre o avanço do setor privado sobre a área de saneamento dos municípios, relatando experiências nas votações da alteração do Conselho do DMAE, da autorização da concessão do Dmae sob a justificativa de adequação ao Marco Nacional de Saneamento Básico.


Wesley Diogo de Assis 

Professor de Química, Mestrando no Programação de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT – UFSC), realiza pesquisas sobre os discursos da ciência e da tecnologia na Educação Ambiental e as relações de racismo ambiental e colonialidade no atual modelo de desenvolvimento do Litoral Norte gaúcho. Faz parte e atual na coordenação do Movimento Unificado em Defesa do Litoral Norte.