Instituto Curicaca está convidando para a palestra em que o Coordenador Técnico da entidade falará sobre “As cicatrizes feitas no Pampa pela omissão pública com o Cadastro Ambiental Rural”

O Instituto Curicaca está convidando para a palestra do seu Coordenador Técnico, Alexandre Krob, no FIMA, o primeiro painel da tarde do dia 26, sobre “As cicatrizes feitas no Pampa pela omissão pública com o Cadastro Ambiental Rural”.  O mesmo painel terá a presença de Domingos Velho Lopes, pela Farsul, Rodrigo Dutra, pelo IBAMA/RS e a Procuradora do Estado Patrícia Maldaner Cibils, que tem realizado a defesa do Estado em causas judiciais envolvendo a reserva legal obrigatória de 20% no Bioma Pampa.

Em matéria postada no site do Curicaca, Krob comenta que “nas últimas duas décadas, mais de 20% dos ambientes naturais do Pampa foram convertidos para usos antrópicos, a maioria para soja, seguida da silvicultura. Dentre os biomas brasileiros, é o menos protegido, com pouquíssimas Unidades de Conservação, sem uma legislação específica de proteção, insuficiente em Terras Indígenas e Territórios Quilombolas demarcados, e o único sem Reserva de Biosfera”. Para agravar a situação, continua, “sua posição colateral e meridional no território brasileiro e sendo o único bioma localizado apenas dentro de uma Unidade da Federação, o tem deixado descuidado pelos poderes públicos”.

Veja também

Local: Memorial da Assembleia – Como Ir — Apresentação — Painelistas — Inscrições — Sobre a ARI — Apoios e Patrocinadores — Contatos — Grupo no WhatsApp