Com cerimônia de abertura marcada para as 9h desta quarta-feira, 26/3/2025, teremos o início do 13º Fórum Internacional do Meio Ambiente – FIMA. E logo a seguir, um longo painel com as conferências dos pesquisadores do Centro Polar e Climático da UFRGS Jefferson Cardia Simões e Francisco Eliseu Aquino.
O Professor Jefferson abordará “O RS e cenários de mudanças do clima”. O pesquisador que integra também a Academia Brasileira de Ciências destacará que as mudanças climáticas estão ocorrendo em todo o sistema terrestre com a intensificação do efeito estufa pela adição de gases na atmosfera causada por processos antropogênicos (causados pela atividade humana). A concentração de dióxido de carbono na atmosfera, em medições diretas, passou da faixa dos 310 ppm (partes por milhão) no começo da década de 1960/1970 para 427 ppm, em 2025.
Já o Professor Francisco Eliseu Aquino abordará “Clima: história e impacto das mudanças no Pampa“. O diretor do departamento de Geografia do Instituto de Biociências da UFRGS vai abordar o ambiente atmosférico e quais as massas de ar responsáveis por gerar eventos extremos no Pampa. O professor e pesquisador voltará a tratar do impacto das mudanças climáticas nos setores produtivos apresentado no Parlamento do Mercosul em 2021, com as informações mais recentes.
A atividade irá até o meio-dia.
À tarde, a programação continua com painel sobre a regularização ambiental, reserva legal. Participam representantes da FARSUL – Domingos Velho Lopes; do Instituto Curicaca, Alexandre Krob; da Procuradoria-Geral do Estado do RS, Patrícia Maldaner Cibils; e do IBAMA, Rodrigo Dutra. Mais tarde, serão apresentados exemplos de atividades com grande potencial econômico realizados com respeito do Bioma Pampa em painel que trará o Instituto do Bem-Estar, Angela Escosteguy; o Professor Valério Pillar, da Rede Campos Sulinos/UFRGS, e o produtor rural de Mostardas Miguel Guedes que abordará a pecuária regenerativa.
E o FIMA continua na quinta-feira. Veja toda a programação.
Lotação — o Memorial do Legislativo terá 88 lugares para os participantes. Haverá transmissão pelo canal da ARI Imprensa no YouTube.